Imóvel em construção pode ser considerado bem de família

A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça cassou acórdão do Tribunal de Justiça de São Paulo, o qual havia considerado impossível a caracterização de imóvel em construção como bem de família.

A decisão baseou-se no entendimento de que o fato de o devedor não residir no único imóvel de sua propriedade, que ainda está em fase de construção, por si só, não impede sua classificação como bem de família.

O relator do recurso especial, ministro Marco Buzzi, ressaltou que desde que não estejam configuradas as exceções à impenhorabilidade estabelecidas nos artigos 3º e 4º da Lei 8.009/1990, o imóvel deve ser considerado antecipadamente como bem de família, considerando ser o único imóvel de propriedade do casal, e onde será fixada a sua residência.

Entretanto, o relator esclareceu que a impenhorabilidade do imóvel não pode ser reconhecida diretamente pelo STJ, pois compete ao tribunal local analisar as provas acerca do atendimento dos requisitos legais do bem de família.

Assim, a Quarta Turma determinou o retorno do processo para que o TJSP reexamine o recurso do casal contra a decisão de primeiro grau, afastada a exigência de moradia no local como condição para o reconhecimento do bem de família.

(REsp 1960026)

Compartilhar Post

Contato

Fale Conosco
Fone: +55 51 3589 8222

Onde Estamos

Rua 1º de Março, 113 / 306
São Leopoldo / RS Brasil
CEP 93010-210

© Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por gama